Foi através do trompete que aos 7 anos de idade Evandro Matté iniciou seus estudos em música. Aos 15 anos passou a integrar a orquestra profissional da sua cidade natal, a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul. Radicado em Porto Alegre, inicia seus estudos na Escola de Música da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre).
Aos 19 anos assumiu a cadeira de trompetista da OSPA e ingressou no curso de graduação em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializou-se na Universidade da Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA).
Atraído pela regência, passou a atuar como maestro através de festivais e masterclasses, sendo orientado por prestigiados regentes, como o icônico Kurt Masur (ALE). Em 2007 assume a Orquestra Unisinos Anchieta como maestro e diretor artístico. A frente da orquestra gravou quatro álbuns, com destaque a compositores latino-americanos e solos de virtuosos musicistas.
Em 2011 lança o Festival Internacional SESC de Música – Pelotas, projeto por ele idealizado em parceria com o SESC RS. Desde então, tendo Evandro Matté na sua direção artística, o festival é reconhecido como um dos maiores e mais significativos da América Latina. Além do caráter de formação, o festival também se destaca por cumprir singular papel no fomento à cultura da região onde se insere.
Após 25 anos como trompetista, Evandro Matté assumiu o posto de diretor artístico e maestro da OSPA. Com realização de turnês, produção de discografia, fortalecimento de programas educacionais, construção de uma nova casa de concertos e busca da elevação do nível artístico da orquestra, seus cinco anos de gestão são celebrados por devolver à OSPA sua posição de excelência entre as orquestras da América Latina.
Desde 2018 é também diretor artístico e maestro da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) e em 2013 assumiu a direção artística e regência dos Concertos Comunitários Zaffari.
Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França pela insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.