Com proeminente papel no cenário da música de concerto, Evandro Matté conduz a função de Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), do Festival Internacional SESC de Música – Pelotas, da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP) e dos Concertos Comunitários Zaffari (CCZ).
Reconhecido por liderar projetos com resultados inovadores, ele é responsável por renovar orquestras, realizar turnês na América Latina e instituir programas sociais e de formação de músicos. O desenvolvimento do Festival Internacional SESC de Música – Pelotas e a renovação da Escola de Música da OSPA são alguns desses exemplos.
Além disso, Evandro Matté tem contribuído de forma expressiva para a cultura brasileira ao conceber novos territórios da música de concerto, incluindo a construção do Teatro Unisinos e da Casa da OSPA – o único espaço no sul do Brasil projetado para o repertório orquestral. Já na produção discográfica, suas iniciativas têm dado visibilidade a compositores e performances nacionais.
Por suas contribuições, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture pela insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.
É frequentemente convidado a atuar como maestro convidado frente a orquestras ao redor do mundo, tendo realizado trabalhos recentes no Uruguai, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha, República Checa, Croácia e China.
Foi através do trompete que aos 7 anos de idade Evandro Matté iniciou seus estudos em música. Aos 15 anos passou a integrar a orquestra profissional da sua cidade natal, a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul. Radicado em Porto Alegre, inicia seus estudos na Escola de Música da OSPA. Aos 19 anos assumiu a cadeira de trompetista da OSPA e ingressou no curso de graduação em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializou-se na Universidade da Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA).
Atraído pela regência, passou a atuar como maestro através de festivais e masterclasses, sendo orientado por prestigiados regentes, como o icônico Kurt Masur (ALE). Em 2007 assume a Orquestra Unisinos Anchieta como maestro e diretor artístico. A frente da orquestra gravou quatro álbuns, com destaque a compositores latino-americanos e solos de virtuosos musicistas.
Em 2011 lança o Festival Internacional SESC de Música – Pelotas, projeto por ele idealizado em parceria com o SESC RS. Desde então, tendo Evandro Matté na sua direção artística, o festival é reconhecido como um dos maiores e mais significativos da América Latina. Além do caráter de formação, o festival também se destaca por cumprir singular papel no fomento à cultura da região onde se insere.
Após 25 anos como trompetista, Evandro Matté assumiu o posto de diretor artístico e maestro da OSPA. Com realização de turnês, produção de discografia, fortalecimento de programas educacionais, construção de uma nova casa de concertos e busca da elevação do nível artístico da orquestra, seus anos de gestão são celebrados por devolver à OSPA sua posição de excelência entre as orquestras da América Latina.
Além de seu trabalho à frente da OSPA, em 2013 Evandro Matté assume a posição de diretor artístico e maestro dos Concertos Comunitários Zaffari (CCZ) e, em 2018, da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP).